Dermatite de contacto alérgica e a importância da localização das lesões
“Dermatite de contacto alérgica a calçado e têxteis” foi o tema apresentado pela Dr.ª Joana Parente, do Hospital Distrital de Santarém, nas X Jornadas de Alergologia de Contacto.
A especialista começa por explicar de que modo a localização de lesões é importante e refere que no caso do calçado é relevante ter isso em conta, uma vez que as diferentes localizações conduzem à suspeita de um determinado alergénio. Por outro lado, passando para o têxtil a localização das lesões é “fundamental”, porque, mediante determinada peça de roupa, a pista é dada pela forma como essas lesões aparecem na pele, conseguindo-se suspeitar de determinado alergénio.
Os principais alergénios no calçado são as borrachas e o crómio utilizado no couro.
Relativamente ao vestuário são sobretudo os corantes utilizados para dar cor à roupa, os principais alergénios.
Para concluir, afirma que os testes epicutâneos são realizados em todos os doentes com suspeita de alergia de contacto na pele e depois são direcionados conforme a localização das lesões e das suspeitas auferidas pelos médicos.
As X Jornadas de Alergologia de Contacto realizaram-se no dia 28 de janeiro, no auditório Dr. Joaquim Atílio Bairrão, Laboratório Edol.