Começou a 2ª temporada de “Cancro sem Temor” e o primeiro episódio foca-se no melanoma

O IPO do Porto arranca com a segunda temporada do projeto “Cancro sem Temor” cumprindo o objetivo de alertar para a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Em Portugal, registou-se um aumento de 6% ao ano do número de novos casos.

“A pele, o maior órgão do corpo humano, tem uma função que vai muito além de cobrir e proteger o corpo e alimentar a vaidade. Infelizmente, nem sempre é convenientemente protegida, o que implica por vezes sérias consequências”, lê-se em comunicado.

A iniciativa conta com a participação de Matilde Ribeiro, Orientadora da Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso e Especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e de Paula Ferreira, Coordenadora da Patologia de Pele no Serviço de Oncologia Médica e Médica Oncologista; conta, simultaneamente, com a presença de um doente, Jorge Assunção, com 60 anos, que entrou no IPO do Porto em 2010, tendo neste momento a doença em completa remissão.  

Ao longo desta conversa dão também o seu testemunho, António Santos, Diretor do Serviço de Dermatologia do IPO do Porto, Emília Magalhães, enfermeira responsável pela Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso e Maria João Monteiro, doente com melanoma.

Serão abordados temas como o papel do doente na prevenção do melanoma, sinais que é necessário estar atento, alterações que representam maior preocupação e os cuidados a ter com o sol e os fatores de risco. 

“Entre os temas em destaque estão ainda a evolução das opções terapêuticas e de tratamento, e a importância da multidisciplinaridade da equipa que acompanha”, acrescentam em nota de imprensa.

Matilde Ribeiro afirma que é preciso “contribuir para a mudança de mentalidades e comportamentos”, pois “há determinados tipos de cancro da pele que têm um potencial de metastização grande, e quando diagnosticados em fases avançadas, apresentam um prognóstico muito negativo para o doente”. O episódio encontra-se disponível aqui.

Patrocínio