Programa CuiDAr: ADERMAP apoia pessoas com DA

A Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) lançou o Programa CuiDAr para apoiar as pessoas que vivem com Dermatite Atópica (DA). Esta iniciativa, que conta com o apoio da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e de 11 Laboratórios com produtos de dermocosmética, permitirá a comparticipação especial de 111 produtos de higiene e hidratação apropriados para a DA, para os Associados da ADERMAP.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Joana Camilo: “O papel da MGF tem sido crescente no acompanhamento das pessoas com dermatite atópica”

O Dia Mundial da Dermatite Atópica, assinalado a 14 de setembro, levou o Jornal Médico ao encontro da presidente da Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP). Joana Camilo destaca o papel dos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) no acompanhamento das pessoas que vivem com esta patologia. E dá ênfase ao impacto social da dermatite atópica (DA), bem como ao facto de o controlo da doença envolver um “valor incomportável para a maior parte das pessoas e famílias”.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Apostar na Dermatologia médica e em novas terapêuticas é apostar em mais e melhor acesso à saúde

Nos últimos anos, as doenças inflamatórias crónicas da pele, como a Dermatite Atópica (DA), têm ganho maior destaque e a atenção dada a estas patologias tornou-se mais evidente. Também conhecida por eczema atópico, e embora não sendo contagiosa, a dermatite atópica é a doença inflamatória crónica da pele mais comum em todo o mundo, e a sua incidência tem aumentado progressivamente nos últimos anos. Estima-se que esta patologia afete cerca de 10 a 20% das crianças e adolescentes e 1 a 3 % dos adultos, a nível mundial, e cerca 4,4% da população europeia. Em Portugal estima-se que existam mais de 400 mil pessoas afetadas pela dermatite atópica, desde as manifestações mais ligeiras da doença aos casos de maior gravidade.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

LEO Pharma apresenta dados de segurança e eficácia de tralocinumab no tratamento de adultos com DA moderada a grave

A LEO Pharma apresentou os resultados sobre o perfil de segurança e eficácia a longo prazo de tralocinumab em doentes adultos com dermatite atópica (DA) moderada a grave. A análise provisória às 56 semanas do estudo ECZTEND, um ensaio de extensão aberto, demonstra a eficácia sustentável e duradoura de tralocinumab em doentes adultos.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

 

LEO Pharma recebe parecer positivo do CHMP para a utilização de tralocinumab no tratamento de adultos com DA moderada a grave

A farmacêutica LEO Pharma anunciou que o Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu um parecer positivo e recomendou a autorização de comercialização de Adtralza (tralocinumab) para o tratamento da Dermatite Atópica (DA) moderada a grave em doentes adultos candidatos a terapêutica sistémica.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

EADV Spring Symposium: Pedro Mendes Bastos na sessão sobre dermatite atópica

O dermatologista português Pedro Mendes Bastos integra o painel de oradores da sessão sobre dermatite atópica no “Spring Symposium 2021”. Sob o mote “A new season for Dermatology and Venereology”, este evento da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV) realiza-se nos dias 6 e 7 de maio, em formato online.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Patrocínio