“A Dermatologia orgulha-se de poder contar com a MGF”

António Massa, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), proferiu algumas palavras referentes à importância da colaboração entre a Dermatologia e a Medicina Geral e Familiar. No âmbito do XXI Congresso de Dermatologia e Venereologia, o especialista conta ao Jornal Médico que os clínicos de MGF e dermatologistas estão em constante “partilha”.

“A Medicina Geral e Familiar é a primeira linha, é fundamental no screening. Os clínicos de MGF podem contar com a Dermatologia, e a Dermatologia orgulha-se de poder contar com eles”, endereça António Massa.

Explica que a Dermatologia esforça-se para partilhar conhecimentos com a MGF, através de cursos e fóruns, visto que diversas patologias da especialidade necessitam no tratamento de uma gestão otimizada nos cuidados primários. Doenças como a acne, psoríase, eczema atópico, entre outras, têm forte prevalência na população e surgem com frequência na prática clínica.

Para António Massa, a melhoria destes cuidados passa pela observação de imagens – a seu ver a Dermatologia não vive sem imagens – e pelo contacto presencial que considera essencial na gestão deste grupo de doentes.

Não perca as VI Jornadas de Dermatologia do Hospital de Santa Maria

Nos dias 24 e 25 de novembro realizam-se as VI Jornadas de Dermatologia do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, com as inscrições a decorrerem.

No primeiro dia, o início é concretizado com o curso pré-congresso de alopecia em que serão discutidos os seguintes tópicos: “Alopecias não Cicatriciais”, “Alopecias Cicatriciais” e casos clínicos interativos. Na parte da tarde, as atenções viram-se para a primeira parte da temática dedicada à Dermatologia e aos desafios na prática clínica em que se irão debater os seguintes aspetos: “acne e cicatrizes”, “prurido – abordagem clínica” e casos interativos.

Antecedendo a sessão de encerramento, acontece a segunda parte da temática concentrada na Dermatologia e desafios na prática clínica, continuando no dia seguinte, integrando aspetos como a “Abordagem de dermatoses bolhosas”, “Úlcera genital – abordagem e tratamento”, “Unha – Nem tudo são onicomicoses: interno” e “Úlcera de perna: a visão do dermatologista e da Enfermagem”.

Falar-se-á ainda da Dermatologia pediátrica, concretamente acerca da “descamação do couro cabeludo – diagnóstico diferencial”, “hiperhidrose – abordagem terapêutica” e “hidradenite supurativa – quando suspeitar e como diagnosticar.

Vão decorrer ainda dois simpósios.

Aceda ao programa provisório aqui.

Para se inscrever deve aceder ao formulário.

SPDV junta especialistas europeus no 25.º Congresso Internacional de Dermatologia

O balanço feito pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), António Massa, a propósito do 25th International Meeting: Update on Dermatology Treatments, que decorreu nos dias 1 e 2 de abril, no Porto, é “altamente positivo”. O congresso juntou vários especialistas de diferentes nacionalidades, provenientes de Espanha, França, Alemanha e Países Baixos.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Dermatologia em destaque no 37.º Encontro Nacional de MGF

“GPS na Dermatologia – Guia de Pintas e Sinais” é o tema a debate numa das sessões científicas do 37.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF), que se realiza no final de setembro, em formato virtual.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Novo reforço de médicos para o Serviço Nacional de Saúde contempla 13 vagas em Dermatovenereologia

A Medicina Interna é a área hospitalar que vai receber o maior reforço no âmbito dos concursos para a contratação de 950 médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou recentemente o Ministério da Saúde. No âmbito deste reforço, a especialidade de Dermatovenereologia vê contemplada a abertura de um total de 13 vagas.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Simpósio LEO Pharma: Fisiopatologia, tratamento e papel da MGF na gestão da psoríase

A psoríase, doença que afeta cerca de 2-3% da população, vai estar em destaque num simpósio promovido pela LEO Pharma, já no próximo dia 26 de setembro, pelas 14h30, no âmbito do 37.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF), um evento que vai decorrer em formato virtual, devido à atual pandemia de Covid-19.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.