“A Dermatologia orgulha-se de poder contar com a MGF”

António Massa, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), proferiu algumas palavras referentes à importância da colaboração entre a Dermatologia e a Medicina Geral e Familiar. No âmbito do XXI Congresso de Dermatologia e Venereologia, o especialista conta ao Jornal Médico que os clínicos de MGF e dermatologistas estão em constante “partilha”.

“A Medicina Geral e Familiar é a primeira linha, é fundamental no screening. Os clínicos de MGF podem contar com a Dermatologia, e a Dermatologia orgulha-se de poder contar com eles”, endereça António Massa.

Explica que a Dermatologia esforça-se para partilhar conhecimentos com a MGF, através de cursos e fóruns, visto que diversas patologias da especialidade necessitam no tratamento de uma gestão otimizada nos cuidados primários. Doenças como a acne, psoríase, eczema atópico, entre outras, têm forte prevalência na população e surgem com frequência na prática clínica.

Para António Massa, a melhoria destes cuidados passa pela observação de imagens – a seu ver a Dermatologia não vive sem imagens – e pelo contacto presencial que considera essencial na gestão deste grupo de doentes.

Dermatologia em destaque no 37.º Encontro Nacional de MGF

“GPS na Dermatologia – Guia de Pintas e Sinais” é o tema a debate numa das sessões científicas do 37.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF), que se realiza no final de setembro, em formato virtual.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.