Covid-19: International Psoriasis Council alerta para impacto da pandemia

O International Psoriasis Council (IPC) emitiu recentemente um conjunto de recomendações para a comunidade médica dermatológica, no sentido de mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 no acompanhamento e tratamento do doente psoriático, nomeadamente no que concerne ao acesso destes doentes aos cuidados de saúde.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo.

Webinar destaca atenção farmacêutica dada ao doente dermatológico

Como responder às necessidades concretas dos doentes dermatológicos? Esta é uma das questões às quais a farmacêutica comunitária Gabriela Plácido dará resposta, num webinar agendado para dia 18 de junho, às 21:00.

Partindo do facto de o atendimento farmacêutico, nos casos das doenças de pele, requerer, além de uma avaliação geral, a observação concreta do local da lesão, ou afeção, que motiva a ida à farmácia, procura-se perceber quais os desafios colocados pela pandemia de Covid-19 a esta abordagem.

Neste sentido, verifica-se a necessidade de encontrar alternativas ao modelo tradicional de observação e novas formas de atendimento, quer nas situações de reposição de medicação crónica, ou aquisição de algo que alivie o desconforto, quer na atenção a novos casos.

No contexto pandémico, o aumento de níveis de stress, o confinamento, a limitação de acesso aos cuidados de saúde, e as exigências de higienização de mãos e de uso de máscaras, conduziram, por sua vez, a um número crescente de solicitações de intervenção farmacêutica na área das afeções dermatológicas, sobretudo, nos problemas de pele atópica e psoríase.

O webinar “Atenção farmacêutica centrada no doente dermatológico” terá a duração aproximada de uma hora, reservando ainda tempo para falar do papel dos farmacêuticos comunitários, na dispensa de medicamentos normalmente feita nos hospitais, que permitiu aprofundar o conhecimento da terapêutica global dos doentes e que pode beneficiar o seu acompanhamento.